Pular para o conteúdo principal

Cardápio semanal: 3ª semana e receita mexilhões trigo ao leite de cocoe curry




Tava escrevendo e tudo sumiu! Que preguiça de refazer, mas vamos trabalhar a memória pra reescrever o que eu queria dizer.
Então, estou na terceira semana e não tive tempo de postar antes, mas acho que cabem algumas considerações sobre o percurso do cardápio semanal. Eu só faço a janta aqui em casa porque meu filho almoça na escola, marido no trabalho, ele até leva alguma coisa de vez em quando, algumas semanas mais outras menos, e eu se estou na rua me rendo ao famigerado "almoço" francês : baguete com alguma coisa dentro (frios e uma saladinha). Se estou em casa ataco a sobrinha da janta ou se não quero repetir, acabo comendo um sanduíche mesmo. Quando eu comecei o cardápio o filho tava em casa de férias e tava fazendo mais quantidade, agora voltamos a normalidade. 
Sobre a confecção do cardápio 
O cardápio já tava quase pronto no meio da outra semana, se me vinha uma vontade de comer algo ou uma ideia anotava no celular. Ontem, por exemplo, teve uma promoção bem bacana no supermercado mais perto, óbvio que fui dar uma passadinha por lá ver o que tem um preço irresistível e montar o cardápio a partir daí, pode ser um caminho também, que ajuda o bolso a ficar mais leve, desde que não perca o foco e seja o tipo de pessoa compulsiva nas compras e queira comprar tudo que tá na promoção, meu objetivo é conseguir guardar na geladeira pequena tudo o que eu comprar, então não posso fazer a Loka. Ontem já achei umas bananas empanadas e congeladas que eu não resisti! Tenho pouco espaço e isso ajuda a segurar a onda! 

Sobre adaptação do cardápio e fazer o possível

O cardápio que eu proponho pra cá pra casa tem a ver com as disponibilidades das coisas que encontramos por aqui, vocês podem e devem adaptar a realidade do Brasil, ou de onde estiver, eu não vou poder sugerir couve mineira refogadinha, não porque eu não gosto, mas porque aqui nunca achei, assim como minha querida e saudosa batata baroa (ou mandioquinha pra outros) que não tem nem nos produtos exóticos e especiais de outros países. Feijão também não vai aparecer com frequência, meu filho ama e por isso tento fazer pelo menos semana sim e semana não, numa quantidade que ele acabe comendo uns dois ou 3 dias, mas evito viciar ele em feijão, pois houve uma época que ele não comia sem e me dava muito trabalho. Em compensação se eu faço um quibe de forno recheado de camembert ele pode ser adaptado pra ricota que fica uma delícia também sem agredir o bolso de ninguém. O mais legal mesmo é fazer um brainstorming como sugeri no primeiro post, pois assim as ideias que vão aparecer serão os hábitos e costumes alimentares da casa, o cardápio vai ficar mais personalizado, com o paladar da sua casa e com as suas habilidades culinárias. Quem pilhar de comer diferente pode seguir também, é tudo livre a ideia é testar essa coisa de cardápio semanal e diversificar a alimentação, que to adorando e dividir com vocês pra ajudar vocês também! Não se imponham limites acima do que vocês podem e deixem um dia trash, eu sempre deixo sexta ou sábado pra pizzas, hambúrgueres e crepes, coisas tipo lanche e não comida mesmo, porque afinal a gente também gosta de umas besteirinhas também com uma cervejinha e talz.
Comemos salada quase a semana toda, merecemos um descanso rs... Por falar em salada invistam nos molhos e aproveitem as promoções da semana pra diversificar os itens que vão compor a parte menos calórica da refeição. Vou fazer um post só sobre saladas e molhos pra dar uma ajudada, ja postei por aqui um molho super simples dá pra conferir aqui

Agora o cardápio da semana 3!

Dia 1 mexilhão à marinière com trigo ao curry e leite de coco, batatas fritas no forno e salada
Dia 2 spaguethi com almôndegas com molho de tomate turbinado
Dia 3 strogonof de peru com arroz branco, batatas sauté e salada
Dia 4 risoto aspargos com bacon
Dia 5 hachis parmentier (sem medo do nome, é escondidinho de batata e carne moída) e salada
Dia 6 pizzas!
Dia 7 lasanha salmão e espinafre (congelada porque também mereço descanso)

Vou dar a receita do prato de anteontem porque não é muito comum o consumo desses alimentos nas casas brasileiras e vocês podem adotar porque é uma delicia, e o trigo dá aquela variada no arroz, macarrão.

Mexilhão à mariniere

Se for comprar mexilhão compre já congelado cozido e sem a concha, cometi uma vez a loucura de comprar in natura e fresco e dá um baita trabalho lavar, limpar e talz

400gr de mexilhão cozidos e limpos só a carne
1cebola grande em cubinhos
1 colher de sopa de manteiga
1 taça de vinho branco
Salsa a gosto picadinha 
Sal e pimenta a gosto

Numa frigideira derreta a manteiga e ponha as cebolas até refogar um pouco, mas não muito, coloque os mexilhões, mexa um pouco e coloque o vinho com fogo bem alto ajuste sal e pimenta e finalize com salsinha deixe dar uma cozinhada pros sabores se misturarem com fogo baixo por alguns minutos e tá pronto.

Trigo ao leite de coco e curry

200ml de leite de coco
1 cebola pequena 
Óleo de coco
200gr de trigo 
1colher de sopa rasa de trigo
200ml de caldo de legumes
1/2 xic Ervilha fresca ou cubos de abobrinha

Numa panela que você faça arroz coloque um fio de óleo de coco (pode ser outro) e a cebola cortadinha refogue um min e acrescente a ervilha ou abobrinha e deixe uns minutos mexendo de tempos em tempos, acrescente o trigo e mexa mais um pouco e jogue o caldo de legumes o leite de coco e o curry. Deixe a panela semi aberta mexa de vez em quando é espere secar que nem arroz, mas como tem o leite de coco pode deixar um pouco malhadinho como se fosse um risotinho de trigo.

O trigo é assim, pra quem não conhece, fica como uma opção pra variar o arroz e essa mesma receita com um espetinho de frango no lugar do mexilhão também é uma ótima pedida!





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marseille - MuCEM

MuCEM é  Musée des civilisations de l'Europe et de la Méditerranée , deu pra entender que é o museu das civilizações da europa e do mediterrâneo, né? Esse museu novinho em folha tornou-se um capítulo a parte da  jornada em Marseille. Após um sol fortinho e um tempo de fila inútil, pois estava com o filhote a tira colo e poderia passar sem ficar na fila, passamos pela ponte que nos levaria até este museu que já surpreende arquitetonicamente. Totalmente novo, recém inaugurado, ele abriu as portas no dia 7 de junho e fui visitá-lo no dia 9, quase estreei o museu. O projeto arquitetônico mistura o tradicional e antigo forte de Saint Jean com o que tem de mais ousado e moderno, uma "renda" feita de cimento reveste o museu que é todo rodeado de rampas que permitem uma visão incrível do velho porto de Marseille, esta parte paira sobre a água e uma ponte liga o antigo e o novo, ou seja, o forte ao museu. Ainda na parte do forte havia uma cantora e dois performers, fiz fotos

Limites: o não e a negação sem o não. Nossa história enquanto o terible two não vem

Estava escrevendo o post no telefone e o bendito tocou. E eu atendi. E o post sumiu. Mas vou tentar lembrar. Afinal é um assunto da série: quero escrever sobre isso, mas enrolo.Porém, hoje estava lendo um tópico e mensagens na rede do zuck de um grupo de mães que gosto muito e que me fizeram pensar em desengavetar essa ideia, ou melhor, desencerebrar mais uma ideia entre as tantas e ecléticas que passam nessa cachola e assim pulo do flúor pra qualquer outra coisa. Garanto que são muitas ideias, mas o tempo de escrever é inversamente proporcional. O assunto é meio polêmico, posso até ser crucificada, mas como o mundo é velho e sem porteiras, cada um faz o que pensa ser melhor para si e para seus rebentos também. Sem mais delongas e rodeios o tema das próximas linhas é dizer um pouco da nossa experiência com o famigerado não. Acredito estar maternando numa geração meio termo. Pois as gerações anteriores a grosso modo se dividem em duas:  as que nada permitem e oprimem e aquela que f

Das perguntas: Papel higiênico, no vaso ou no lixo?

Eu vivo me fazendo perguntas e nem sempre tenho as respostas, essa pode parecer inusitada, mas sim, já pensei nisso e me surpreendi com o que descobri. Aqui no Brasil todo banheiro que se preze tem lixeira e muitos banheiros públicos tem a seguinte placa:   Em portugal encontrei a versão lusitana da coisa e acho que herdamos esse hábito deles, acho, porque não tenho a menor certeza. Quando morei fora percebi a inexistência da nossa companheira lixeira, e vi que o papel era descartado no vaso sem o menor problema. Tenho por hábito seguir os hábitos e assim fazia, até porque fora da minha casa não havia essa opção, mas quando voltei continuei usando a lixeira nossa de casa dia. Tudo muito bom e muito bem até eu me casar com um "gringo" e ele me perguntou porque não colocávamos os papéis no vaso, de pronto mais que automatico e mecanicamente respondi: "Oras, porque entope!" Pouco depois pensei, mas na França não entopia... Será mesmo que entope? Ou fom